sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Leituras

TSF | Pinho faz apelo para evitar saída de portugal Assim está a soberania na era da globalização: o ministro da economia fez um apelo à câmara de Mangualde para que esta exproprie terrenos que possibilitem à fábrica da Citröen se expandir. Caso contrário, a empresa já fez saber que pondera deslocalizar-se para outras paragens.

BBC | Darkest ever material created His dark materials... utilizando nanotubos de carbono, cientistas americanos um material cuja cor se aproxima muito do negro absoluto, essa definição teórica de uma cor que não é uma cor, antes a absorção de todas as radiações de cor sem qualquer reflexão.

BBC | The invisble computer revolution Enquanto desesperamos pelo alastrar mundial da revolução digital, sempre ao virar da esquina mas que tanto tarda, graças ao alto preço dos equipamentos (estado das coisas que projectos como o OLPC tentam modificar), está a ocorrer uma revolução digital invisível, alicerçada num objecto que apesar de não ter o estatuto do computador tem capacidades que se aproximam cada vez mais deste. Trata-se do telemóvel, que alastra pelo terceiro mundo, depois de saturar os países desenvolvidos. Mais do que um simples tijolo para coscuvilhice, o telemóvel é cada vez mais um computador em miniatura, embora muito sub-aproveitado.