sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Leituras



BBC | Jules Verne fueled for launch Um passo de gigante para a ESA: o primeiro ATV, apelidado de Júlio Verne, está já na Guiana, a ser preparado para a descolagem. O impedimento está na missão do vai-vém americano à ISS, com novo adiamento, que mantém no seu porão de carga o módulo europeu Colombo. O ATV, recordo, é um veículo espacial automatizado que permitirá à europa reduzir a sua dependência dos Shuttles americanos e Soyuz russos no cumprir de missões à Estação Espacial Internacional.

BBC | Intel undermined OLPC project Esta semana o projecto OLPC foi marcado pelo abandono da Intel e por acusações por parte da equipe do MIT de má fé por parte da Intel, que se por um lado atribuia financiamentos ao OLPC, por outro concorre agressivamente com o OLPC, oferecendo o seu Classmate a governos que já tinham assinado contrado para aquisição de OLPCs. O que não deixa de ser óbvio: não deve estar nos interesses da Intel, que se construiu como gigante através da célebre parceria com a Microsoft, a difusão de centenas de milhar de computadores baratos, não só graças ao hardware, mas especialmente graças ao software - linux e open source, em vez do software pago que constitui o paradigma no qual a Intel assenta.

E para aumentar o interesse à volta do OLPC, a vice-presidente da fundação também saiu, para fundar um projecto que visa criar um computador que custe, no máximo, 75 dólares.

Los Angeles Times | French royalty that's made in India E dos recantos mais profundos do antigo império britânico surge... um herdeiro do trono francês. Reclamando ser descendente de um Bourbon cujas aventuras mirabolantes o fizeram assentar arraiais na Índia do século XVIII, Balthazar Napoleon de Bourbon orgulha-se da sua tradição familiar e assume-se como um possível herdeiro do trono da flor de lis caso a república francesa se canse, peça perdão pelas cabeças que rolaram e o sangue azul que jorrou, e saia de mansinho...