segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

A Galáxia Internet



Castells, Manuel (2004). A Galáxia Internet. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian

Gulbenkian
USC | Manuel Castells

Sabemos, de forma mais ou menos instintiva, que a internet está a mudar a nossa sociedade. Ideias como web 2.0, nova economia, vida digital, realidade virtual, são ideias que deixaram o âmbito da especulação e se tornaram lugares comuns no dia a dia. A explosão da internet enquanto meio de comunicação foi fulgurante: em menos de vinte anos, passou de uma tecnologia relativamente obscura, domínio de fanáticos reclusivos da informática, para se tornar um meio prevalente, que influencia a vida de milhões de pessoas. Esta explosão, ainda em contínua evolução, influencia a economia, a cultura e a sociedade. O mundo contemporâneo já é inconcebível sem a internet.

Este é um fenómeno largamente estudado. A excitação de observar e tentar prever onde nos levará este mundo digital tomou conta do mundo intelectual. Destacaria, entre a míriade de estudos, opiniões e livros publicados sobre a influência digital, as ideias de Kerckhove, Turkle, Rheingold, Virilio e Toffler. Estes estão entre os mais estimulantes conceptualizadores da nova sociedade, procurando perceber a influência do mundo online na evolução da inteligência, na percepção da personalidade, na acelaração da economia e na conceptualização do espaço e do tempo.

Se estes autores nos estimulam com as suas acutilantes observações sobre as tendências em que a sociedade parece evoluir, Castells faz o trabalho contrário. Castells observa, com um rigor científico de primeira linha, as transformações que a internet está a operar na nossa sociedade. O que emerge, neste conjunto de ensaios, é o retrato de uma nova sociedade em contínua evolução, uma análise às transformações propiciadas pela vida em rede.

A Galáxia Internet observa a internet, olhando para a sua história, para a construção da ideia de rede, para as transformações de uma economia cada vez mais dependente do conhecimento, para o emergir das comunidades virtuais, para a cada vez maior importância do virtual na vida política e social, para as àguas agitadas dos jogos empresariais das entidades que dominam a nova economia, para uma nova ideia de multimédia e, claro, para o perigo da infoexclusão, sem esquecer a geografia da rede. Ao fazê-lo, Castells desmonta uma série de mitos - o da internet ter tido uma génese puramente militar, o da queda da nova economia ou o do fim do crescimento urbano propiciado pelo teletrabalho. Por outro lado, sublinha o conceito de sociedade em rede, uma nova sociedade em permanente construção em que as instituições e os indivíduos se organizam em redes formais e informais através das tecnologias, uma sociedade ao mesmo tempo local e global, onde o conhecimento e o dinamismo da rede são os factores determinantes.

Escrito no tom seco, por vezes àrido, do discurso académico rigoroso, A Galáxia Internet é uma obra imprescindível para se compreender o que realmente é a Internet e qual a sua verdadeira influência na nossa sociedade.