sábado, 19 de janeiro de 2008

Apollo 13



Missão Apollo 13
IMDB | Apollo 13

Tinha que ser a décima terceira. Após uma série de missões bem sucedidas, cujo ponto mais alto foi a alunagem do módulo Eagle, a missão da Apollo 13 ficou para a história como uma das mais azaradas missões lunares, e também como um dos momentos de maior valor dos técnicos e dos astronautas que fazem do incrível - o desbravar da nova fronteira para lá dos limites do planeta, algo de quase trivial.

Apollo 13 relata a azarada missão dos astronautas Jim Lovell, Fred Haise e Jack Swigert. A meio da viagem para a órbita lunar, um acidente danifica sériamente a nave espacial, lançando os astronautas e o controle orbital numa corrida contra o tempo para tentar o impossível: salvar três homens em risco de ficar à deriva no espaço. O sonho de percorrer o chão lunar fica posto de parte. Apenas conta a probabilidade impossível da sobrevivência.

O filme é uma ode à minúcia e ao tecnicismo, à cultura de rigor e à coragem em face dos maiores perigos. A odisseia dos astronautas é salientada por uma obsessiva atenção à tecnologia, através da qual é possível correr riscos. Este filme olha não tanto para o heroísmo dos protagonistas, fugindo ao cânone do género, mas sim para o procedimento, para o detalhe tecnológico, para o esforço quase invisível do engenheiro.

O detalhe mais curioso deste filme é que é um filme sobre a aventura no espaço que, sendo uma aventura, é também uma história real, sendo talvez o primeiro grande filme que representa a maior das aventuras humanas de uma perspectiva histórica. Apollo 13 é um documento que retrata um momento histórico, não uma fantasia sobre homens heróicos que conquistam o espaço exterior.