quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Leituras

Washington Post | Synthetic DNA on the brink of yelding new life forms Um daqueles títulos que faz tremer com o seu puro futurismo e laivos de hubris frankesteiniana. Cientistas americanos construíram a primeira espiral de ADN completamente artificial (note-se a estranheza do uso da palavra construir associada à biologia) e, em seguida, esperam transplantá-la para uma célula, esperando que esta aja de acordo com a programação contida no ADN artificial.

BBC | Microsoft accused on web browser A Opera Software, empresa norueguesa por detrás do meu browser favorito, decidiu colocar junto da Comissão Europeia uma queixa contra a Microsoft, em duas vertentes - a tradicional do monopólio que a Microsoft tem sobre o mercado dos browsers ao oferecer o Internet Explorer como uma componente do Windows, e a vertente de acusar a Microsoft de não ligar às normas da internet, dificultando o desenvolvimento de sites e plataformas acessíveis por qualquer browser. Isto é algo que qualquer utilizador de browsers alternativos já sentiu - há sites que simplesmente só funcionam através do Internet Explorer. Num futuro que se adivinha de residência online de aplicações acessíveis através dos browsers, quem monopolizar os browsers monopolizará a e-economia.

BBC | Putin named "Person of the Year" O paladino russo da democracia recebeu a distinção de ser considerada Pessoa do Ano pela revista TIME. Junta-se assim a um rol invejável que inclui o Papa João Paulo II, Bill Gates, Bill Clinton, Estaline e Adolph Hitler. A TIME atribui anualmente honras de capa ao homem (desculpem, pessoa) que representa as mais poderosas forças que modelam o mundo. Não tem necessáriamente que ser uma força positiva.

BBC | Active glacier found on Mars Uma empolgante notícia vinda das excitantes explorações do Planeta Vermelho. A sonda europeia Mars Express detectou sinais da existência de um glaciar na região sul do planeta. A existência de glaciares em Marte não é novidade. A novidade está na idade deste glaciar - possívelmente cerca de 10000 anos, recentíssimo em termos geológicos.