sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Leituras

Business Week | Toxic tech: greenpeace speaks A Greenpeace aproveitou o momento de pura loucura consumista que se aproxima a passos largos para publicar uma lista das dez empresas cujos produtos apresentam maior quantidade de susbtâncias tóxicas.

Guardian | Chinese messenger of peace docks in Tokyo Uma notícia quase impensável: uma fragata chinesa aportou à capital japonesa numa missão diplomática, 60 anos depois da invasão da China pelo Japão, das atrocidades cometidas pelas tropas japonesas sobre a população chinesa, do regime fantoche da Manchúria. Será o encerrar de mais uma longa história da História?

BBC | Glimpsing Nigeria's digital lifeline A escola primária de Galadima, na Nigéria, é um dos poucos locais do mundo onde se pode ver o OLPC no uso a que foi destinado - ser uma ferramenta potenciadora das aprendizagens das crianças. O OLPC criou uma verdadeira revolução entre as crianças e os professores. Apesar de o governo nigeriano já não manter activa a ligação da escola à internet, as máquinas continuam a ser utilizadas com imenso entusiasmo. A comunidade escolar soube gerir as vantagens dos OLPCs - ferramentas para turmas que chegam aos 100 alunos, bem como as desvantagens éticas - caso de alunos apanhados a visitar sites pornográficos. Esta escola foi palco de um projecto-piloto que efectivamente aferiu estratégias para introduzir o OLPC nas salas de aula dos países do terceiro mundo.