Cada veículo de comunicação tem especifidades de índole tecnológica que
influenciam a mensagem a ser transmitida. Os meios tecnológicos obrigam a modos diferenciados de codificar uma mensagem. A escolha do veículo influencia necessáriamente a apresentação da mensagem. Ao pensar em como transmitir uma mensagem através da imagem em movimento, num veículo como a televisão, o cinema ou a animação, tem de se levar em conta que esta se apoia numa estética dinâmica de ritmos descontínuos (McLuhan). Por outro lado, não concebemos um livro composto de frases entrecortadas e descontínuas - isso não se coaduna com a sequenciação lógica associada ao texto.
As novas formas de comunicar propiciadas pelas redes estão a modificar o discurso escrito, com o netspeak e a escrita sms a valorizar a rapidez e a concisão, em detrimento dos códigos linguísticos tradicionais.
A oralidade exige cuidados especiais de adaptação dos discursos, técnicas de voz e compreensão das características da audiência para que a mensagem seja bem compreendida pelo receptor.
Na actividade docente a questão da mediatização da mensagem é uma constante diária. Se o discurso oral ainda é o meio principal de comunicação em contexto educativo, a utilização de novos suportes assume uma importância cada vez maior.