segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Leituras

Guardian | Putin: US risks new Cuban missile crisis A visita de Putin a Mafra ficou registada pela comparação da situação geoestratégica mundial. Sentindo-se cercada por forças americanas, olhando para a tecnologia anti-míssil como uma ameaça, a Rússia, que começa a recuperar do declínio pós soviético graças às suas riquezas em recursos naturais, afirma abertamente a sua intenção de ser uma potência a ser temida.

Guardian | Plundering the moon Por detrás das missões anunciadas à lua - da NASA, da China, do Japão e até da Índia está algo mais do que motivações científicas ou propagandísticas: correm rumores de que o objectivo a médio prazo será a extracção de hélio-3 do regolito lunar. Este isótopo, presente na composição mineral das poeiras lunares, poderá fornecer energia limpa e quase ilimitada, caso a tecnologia de fusão nuclear esteja suficientemente desenvolvida - investigação essa levada a cabo internacionalmente pelo mega projecto ITER.

Como sempre, it's the economy, stupid!

BBC | Oil price "grounds North Korea fleet" Não é só no bolso dos automobilistas que o disparo nos preços do petróleo se faz sentir: a força aérea norte-coreana está practicamente paralisada; o país não tem dinheiro para adquirir combustível para pôr a voar a sua frota de velhas aeronaves de origem soviética e chinesa.

BBC | Biofuels "crime against humanity" Foi assim que um alto responsável da ONU classificou os incentivos ao desenvolvimento e uso de biocombustíveis. A razão? Para que sejam plantadas as plantas que irão dar origem aos biocombustíveis terá que se desviar terrenos agrícolas de uso para alimentação humana para colheitas de plantas biocomburentes. A economia da oferta/procura é implacável; para se alimentar os depósitos de combustível dos países ricos, o risco de fome nos países mais pobres é inevitável. Esses sinais já estão presentes, com a inaudita subida do preço do trigo, que despoletou a subida dos preços do mais básico do alimento - o pão, tudo porque o trigo também pode ser utilizado como biocombustível. Colocar os estômagos a competir com os motores não é uma boa ideia...