domingo, 7 de outubro de 2007

Leituras

BBC | Ariane tests space truck sequence A ESA aproveitou o lançamento de dois satélites - um americano, comercial, e um britânico, militar (faz parte da famosa constelação Skynet) para testar uma nova sequência de ignição do Ariane. A nova sequência servirá para colocar o ATV numa órbita capaz de atingir a Estação Espacial Internacional.

BBC | The facts behind big screen hacks Quando vemos o todo poderoso hacker no ecrã de cinema a paralisar instalações complexas com alguns toques de teclado pensamos sempre nos exageros do cinema. Infelizmente, a realidade é bem pior. Neste mundo interconectado, os riscos de segurança aumentaram exponencialmente, como recentemente demonstrado por um exercício promovido pelo departamento de segurança interno americano que provou que era possível a um grupo de hackers desligar os geradores de uma central de energia bem protegida. Por outro lado, a gama de capacidades e conhecimentos sobre diferentes sistemas que um hacker tem de ter para conseguir penetrar nos sistemas críticos é enorme... o que não quer dizer que não existam.

Guardian | The scandal of Blackwater Os soldados estão obrigados ao cumprimento das leis da convenção de Genebra, sendo os descontroles e atrocidades punidos, embora se possam levantar dúvidas sobre esses processos. Mas aos operativos de agências de defesa privada, se exagerarem no cumprimento das suas ordens ou se se portarem como cowboys no meio de um jardim infantil, o pior que lhes acontece é um repatriamento e, quando muito, um despedimento com indemnização. Mais um pormenor do estranho caso da Blackwater, empresa de segurança privada envolvida em vários escândalos no Iraque - como uso de força excessiva, ou tráfico de armas, uma vez que a empresa não se sente na obrigação de declarar o material militar que envia para os seus funcionários.