terça-feira, 25 de setembro de 2007

Leituras

BBC | $100 laptop to sell to public Será desta? O projecto OLPC está a encontrar algumas dificuldades. Primeiro, os custos finais da máquina, que Negroponte e a equipe do MIT queriam abaixo de 100 dólares, estão ainda muito próximos dos 200 dólares. Para ajudar, muitos dos governos interessados no projecto não estão a avançar com encomendas, facto ao qual não serão certamente alheias as pressões das empresas de telecomunições e fabricantes tradicionais de computadores, para os quais o OLPC é mais do que um desafio - é uma ameaça a todo um paradigma de computação. De qualquer forma, o OLPC vai para venda no site do projecto, pelo dobro do preço - com o entendimento que cada OLPC adquirido no site implica o envio de outro OLPC para uma criança de um país do terceiro mundo.

A minha opinião? Atente-se na badalada inciativa governamental de ligar o país à força, com o programa e-oportunidades - o tal dos portáteis e banda larga a preços reduzidos. O que é que realmente é oferecido? Um pc portátil, de preço inferior aos do mercado mas de características igualmente inferiores, e um acesso à banda larga de 384 kbps (é mais banda larguita do que banda larga, não é bem auto-estrada da informação, é mais caminho de cabras). Parece bem? Até nem parece mal, se descontarmos que com um projecto baseado no OLPC o custo total da máquina é igual ao custo subsidiado dos famosos portáteis do governo (mais ou menos 150€) e o acesso à banda larga resolve-se com WiFi, sendo que cada OLPC pode funcionar como repetidor/hotspot wifi. Claro, o OLPC vem com Linux instalado, e quereremos realmente a população portuguesa a perceber que há algo mais, melhor e mais interessante, do que o oferecido pelo domínio Windows? Interessará realmente, na sociedade de informaçao, informar sobre tudo?

Guardian | Burmese junta threatens protest crackdown A revolução budista? A Birmânia (ou Myanmar, para os generais) vide há décadas debaixo do jugo de uma ditadura militar que está de facto a arrastar o país para a idade média. Agora, protestos levados a cabo por monges budistas contra os aumentos de preços e a pobreza estão a engrossar, a tornar-se protestos generalizados. Estranhamente, os generais da junta de governo da Birmânia parecem relutantes em lançar o exército contra os manifestantes, ao contrário do que fez em momentos anteriores. Fala-se que a China, dificilmente considerada um país paladino dos direitos humanos e democracia, está a exercer pressão sobre os generais para que estes não restaurem a ordem na ponta da baioneta.

Stephen Fry | Device and Desires Ah, a luxúria dos smartphones e dos pda's. Stephen Fry, realizador de cinema, pode-se dar ao luxo de experimentar o que lhe apetece. É algo com que o comum dos mortais viciados em tecnoluxúria apenas pode sonhar...