quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Leituras

BBC | Congo rebels seize gorilla park Parque natural, campo de batalha: o parque nacional congolês de Virunga, cenário de Gorilas na Bruma e casa para cerca de metade da população restante desta espécie em sério risco de extinção foi ocupado por forças rebeldes tutsis que entraram no Congo em busca de rebeldes hutus. Forças do governo congolês tentam recuperar o controle do parque. Teme-se pelo destino da população de gorilas do parque. África. Um sítio complexo.

BBC | China denies Pentagon cyber-raid Alegadamente, hackers militares chineses penetraram nos sistemas electrónicos do pentágono. O governo chinês nega, claro. Mas ciberataques destes, tal como o polémico teste de um míssil anti-satélite, são uma forma óbvia dos chineses testarem as suas capacidades de guerra high-tech - cyberwar, network-centric warfare, infowar, é só escolher a expressão favorita. São as versões high-tech dos joguinhos de gato e do rato que as grandes potências sempre se comprazeram em jogar entre si, o great game das diplomacias e das trevas. Nos velhos tempos da guerra fria, eram os jogos de espionagem que contavam; a internet apenas veio abrir um novo campo para o velho jogo.

Guardian | Kings of the coal habit A medida fundamental para minorarmos e revertermos o impacto do aquecimento global está na diminuição da dependência dos combustíveis fósseis. Com as cada vez mais inegáveis e evidentes consequências do aquecimento global, torna-se imperioso largar a dependência dos combustíveis fósseis. Essa decisão está largamente nas mãos dos países da APEC, cinco dos quais, como a Rússia, que ressurgiu dos escombros pós-soviéticos como uma potência apoiada em largas reservas petrolíferas, ou o Canadá, detentor do último recurso petrolífero explorável, areias betuminosas, são grandes produtores de combustíveis fósseis, sem esquecer a Índia e a China, que alimentam o seu rápido crescimento económico à força da queima de carvão. Colocando a coisa de uma forma grandiloquente, está nas mãos destes países o destino da humanidade.