terça-feira, 4 de setembro de 2007

Leituras

TIME | Is Panama the Americas' Hong Kong? Menos de dez anos após a devolução do território do canal do Panamá à soberania panamiana, o país capitaliza o canal investindo fortemente no seu alargamento, permitindo a passagem dos gigantescos navios de transporte de contentores, transformando os antigos campos militares americanos em centros financeiros.

Guardian | Skyscraper may see St Petersburg lose world heritage status Não é só em portugal que se fazem atropelos ao património cultural. A cidade de S. Petersburgo está em risco de perder o estatuto de património mundial se um projecto de construção de um arranha-céus em pleno centro histórico for em frente.

Guardian | Insulting and dangerous Uma das maiores economias mundiais, grande centro de manufactura, país com mais de vinte milhões de habitantes, não pertence à ONU. Trata-se de Taiwan, refúgio dos nacionalistas chineses do kuomintang após 1949, território reivindicado pela república popular da China, que impôs o isolamento diplomático de Taiwan como condição para ingressar na ONU.

Correio da Manhã | Governo só quer admitir professores brilhantes As novas regras de acesso à carreira docente tocam as raias do ridículo, com a obrigatoriedade de exames após a frequência de um curso - específico - de formação de professores com grau de mestrado, que à partida já inclui exames... sob o pretexto da excelência, controla-se o acesso a uma profissão onde a oferta supera as necessidades do sistema. O mais óbvio, o controlar da excessiva proliferação de cursos de formação de professores, não é feito. Isso iria levantar a ira dos caciques locais, que vêem nos estudantes uma forma de revitalizarem as economias locais, não obstante esses estudantes estarem a ser formados para o desemprego. É este o país que temos, onde os males se tratam pelo caule e não pela raiz. Isto, no ano em que a conjugação de dilatação dos horários lectivos, diminuição do número de alunos (excepto nas zonas exurbanas), plurianualidade das colocações (que reduziu drásticamente o número de vagas), alteração da composição das turmas e a pressão acumulada sobre o sistema por fornadas consecutivas de jovens professores formados por um sistema de ensino superior que não reconhece as reais necessidades do terreno, deixaram 45000 docentes sem colocação. Há exércitos menores...