terça-feira, 28 de agosto de 2007

Quatro Estórias



Edward Gorey, Quatro Estórias, Errata Edições, 2003

Wikipedia | Edward Gorey

Não é muito simples resumir Edward Gorey. Não foi bem um ilustrador, não foi bem um autor de comics, não foi bem um cenógrafo ou criador de contos infantis. Dono de uma personalidade muito peculiar, Gorey legou um corpo de trabalhos de difícil classificação mas de elegância inegável. Gorey, iconoclasta, situou-se na fronteira entre o comic e a ilustração, tendo sido um dos primeiros autores a manipular os cânones da ilustração e a gramática dos comics

À primeira vista, Gorey parece ser um autor/ilustrador de obras infantis com um visual gótico. Os formatos fora do habitual dos livros de Gorey e uma elegância literária cheia de simplicidade nos parcos textos que acompanham as imagens parecem apontar para uma obra destinada ao mais inocente dos públicos. É uma ideia que se desmorona ao ler-se as obras de Gorey. São sem dúvida simples, enganadoramente infantis, mas roçam o macabro, abordam a violência de uma forma distante, são tenebrosos e inquietantes. O estilismo gótico de Gorey, agora tanto na moda, tenebroso, com as suas figuras longuilineas e os seus cenários de pesadelo, vem completar a inquietante estranheza dos textos.

Quatro Estórias publica em português quatro contos de Gorey, que retratam bem a estranheza e o sentido macabro da obra do autor. Em O Casal Execrável, Gorey inspira-se num caso verídico para criar uma história infantil sobre violência, tortura e morte acerca de um casal que tem como paixão assassinar crianças e fotografar os procedimentos para a posteridade. Claramente, não estamos a falar aqui de obra recomendada pelo Plano Nacional de Leitura... Mais próxima do registo onírico do conto infantil, A Bicicleta Epiléctica narra uma iniciática viagem em que dois irmãos perdem, literalmente, o sentido do tempo. Em O Hóspede Suspeito, uma criatura reminiscente do LopLop de Max Ernst (um grande fã da obra de Gorey) invade a rotina de um lar das formas mais hilariantemente disruptivas, sem que isso desperte grande atenção. A visita Relembrada é uma história onde o deslumbramento da infância se traduz numa negligência de décadas, que se desenrola ao acompanharmos o crescer de uma rapariguinha que apenas quando já feita mulher se recorda de uma promessa feita na sua infância, um pequeno nada que todavia a marcou.

Quatro Histórias é uma obra que deixa um sabor a pouco, que dá vontade de conhecer mais da estranha e surreal obra de Edward Gorey. Há umas coisas espalhadas pela internet, nas livrarias encontra-se algumas obras na língua original.