quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Leituras

Washington Post | As mortgage mess unravels, some investors clean up O capitalismo a comer-se a si próprio, ou como há sempre quem faça lucro com as misérias alheias. A instabilidade dos mercados financeiros, ligada às altas taxas de juro que estão a despoletar o incumprimento de empréstimos, está a punir as firmas ligadas ao crédito, que vêem a sua cotação em bolsa a cair a pique. Uma situação excelente para empresas de especulação, com um negócio ainda mais esotérico: comprar acções de empresas desvalorizadas e vender as acções quando voltarem a adquirir valor. Na bolsa de Nova York, as empresas deste género estão a conseguir grandes lucros à custa das empresas que estão em dificuldades graças aos créditos concedidos.

Guardian | How the neoliberals stitched up the wealth of nations for themselves O neoliberalismo reina como teoria económica dominante. Em seu nome, os sistemas sociais são desmontados a favor da superior eficiência do mercado livre. as economias desregulamentam-se e as leis laborais tornam-se mais favoráveis à flexibilidade, eufemismo moderno para precaridade. Os resultados estão à vista: as desigualdades sociais agravaram-se, com o fosso entre os mais ricos e o resto da sociedade a parecer, virtualmente, um poço sem fundo. As medidas de combate à exclusão social, cada vez mais sob pressão daqueles que vêem o lucro pessoal acima do bem comum, não são capazes de minorar o agravar do fosso. Crónica incisiva, como sempre, de George Monbiot.

BLDBLOG | Drains of Canada O que é que podemos encontrar debaixo das nossas cidades? Quais os espaços subterrâneos, qual é a arquitectura subterrânea das cidades? Uma fascinante entrevista, ilustrada com fotografias de tirar o fôlego, com aqueles que se dedicam a explorar os espaços ocultos debaixo das nossas urbes. Só pelas fotos vale a pena clicar.