quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Leituras

Guardian | Vatican plans airways to heaven Highway to hell, airline to heaven. Perdoem o trocadilho, mas é o que os meus perversos neurónios se lembraram perante a notícia que o Vaticano pretende criar uma companhia de aviação com o mercado-alvo do turismo religioso. Lourdes é o primeiro destino anunciado para esta low cost dos céus (trocadilho intencional).

New Yorker | Blows Against the Empire A New Yorker revê a obra de Philip K. Dick, o mais surreal dos escritores de ficção científica. Embora a prosa de Dick não seja do agrado do autor do artigo, este rende-se ao sentido cómico-paranóico com laivos cósmicos da obra de PKD. Coloca-o firmemente como um escritor de época, fazendo sentir que a obra de PKD foi potenciada pela mescla da experimentação hippie dos anos 60 com o cinismo político da administração Nixon. Apesar disso, reconhece a PKD latitude de ideias e um fio condutor - a resiliência da normalidade mesmo quando tudo aponta para a loucura.

Worldchanging | Colonizing Planet Earth Uma ideia divergente - adaptemos a ideia da colonização de planetas extra-terrestres como forma de conceber a noção de desenvolvimento sustentável. "If we knew how to live on Mars, we'd know how to reduce our footprint on Earth. Space colonization is the Rosetta stone for earthly sustainability because it's entirely about living in the absence of ecosystem services." Provocante.