segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Leituras

BBC | European heatwaves have doubled Estudos apontam que a frequência de ondas de calor duplicou entre 1880 e a actualidade. Mas de certeza que a intervenção humana e as desregradas emissões de CO2 nada tiveram a ver com isso.

Guardian | I wanted gloom and doom, but Bergman brought me sunshine Celebração dos filmes de uma vida singular. Talvez os filmes de Bergamn sejam obscuros e deprimentes, mas será que essa qualidade lhes dá um toque de esperança que nos faz sair mais ricos da sala de cinema (ou, nestes tempos modernos, retirar com mais alegria o DVD do leitor)?

Guardian | A tale of two poles Perante estas manobras de implantação de bandeiras e reclamação de novos territórios submersos, há que anotar o momento em que um oficial de marinha canadiano enfrentou uma armada americana. Foi-lhe ordenado que desviasse o seu rumo pelo comandante do porta-aviões Abraham Lincoln, para que o grupo de combate (os Carrier Battle Groups são mais poderosos do que muitas marinhas e forças aéreas de estados-nação) não necessitasse de desviar a sua rota. Perante a resposta negativa do oficial canadiano, o comandante do CBG listou os impressionantes recursos bélicos ao seu dispor, ameaçando veladamente das consequências de não cumprir os avisos de um comandante de uma poderosa frota de um país poderoso. "Isto é um farol. Agora é consigo", responde o oficial canadiano.