domingo, 5 de agosto de 2007

Leituras

BBC | NASA to launch Mars polar probe A NASA lançou no sábado a sonda Phoenix, destinada às latitudes mais a norte do planeta vermelho. A Phoenix tem a capacidade de se enterrar no solo, e a escolha do local é estratégica - pensa-se que nas regiões polares marcianas se poderá encontrar àgua gelada a poucos centímetros da superfície. A sonda também está equipada com sensores que lhe permitirão detectar vestígios de vida, quer presente quer passada, no solo marciano.

Guardian | Millions forced to flee south asia Heavy weather: enquanto a europa se debate debaixo do mais incoerente verão de que há memória, a àsia sofre debaixo de uma terrível época de monção, com inundações monstruosas, mais de mil mortos, colheitas arruinadas e reservas de comida e àgua potável a aproximarem-se do colapso. A India e o Bangladesh são as zonas mais afectadas por esta monção destravada.

Guardian | New prospector hunt for gold Nos ribeiros dos parques naturais da califórnia ainda há quem se dedique à prospecção de pepitas de ouro, à maneira celebrizada pelos tempos aúreos da corrida ao ouro do século XIX. Mas mais do que o valor monetário das pepitas, o que motiva estes prospectores do século XXI é o contacto com a natureza no estado selvagem. E, claro, encontrar umas gramitas de ouro... sabe sempre bem.