quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Leituras

BBC | Robots battle for military prize Não é o tipo de notícia que se espera dos fleumáticos oficiais das forças armadas de sua majestade: o ministério da defesa britânico criou um Grand Challenge, à semelhança da DARPA, destinado a premiar o robot autónomo que melhor superar um cenário de guerra urbana.

Guardian | Dangerous nonsense A religião é sempre tratada com muito respeito nos media, mesmo quando aparece associada às piores atrocidades. A coragem para falar da religião como aquilo que realmente é - um conjunto absurdo de ideias redutoras e mitos estupidificantes - é algo de inexistente.

Guardian | Italian women opting for children after 40 Um sinal dos tempos e uma tendência do futuro. Itália é o país com maior número de mulheres que optam por ter filhos depois dos 40. Esta decisão é afectada pelos habituais factores de estabilidade financeira, emprego e apoio às famílias. Mas também aponta para outra tendência: com uma esperança de vida cada vez maior, traduzida numa maior longevidade com mais qualidade de vida, as pessoas começam a fazer mais tarde aquilo que normalmente fariam mais cedo, alterando padrões de comportamento social. Não é novidade na história humana, e tem sido uma constante na evolução social.