sábado, 9 de junho de 2007

Leituras

BBC | Wireless energy promise powers up Queremos a tecnologia cada vez mais móvel e os fios são coisa destinada à extinção. Excepto um, até agora considerado imorescindível - o fio que liga os aparelhos à electricidade. Investigadores estão a explorar as propriedades da indução de corrente à distância para, literalmente, proporcionarem electricidade sem fios.

Guardian | The west has to accept that there is no military solution Cinco anos passados sobre o derrubar do regime talibã no afeganistão e o panorama não é animador: tropas da Nato, insuficientes para patrulharem o país, coexistem com agressivas forças americanas e acabam por ser mal vistas pelas populações locais, devido à agressividade das forças americanas. Os talibãs, quase derrotados em 2002, estão novamente a aumentar a sua força militar e poder político, apelando agora ao sentimento de nacionalismo face à ocupação estrangeira.

The New York Times| One city's home sellers do better on their own Um estudo empírico realizado por economistas revela pormenores curiosos sobre o negócio imobiliário. Um dos economistas colocou a sua casa à venda através de uma imobiliária e outro colocou a sua casa em venda directa, sem intermediários. A teoria clássica aponta para que o que deixou a sua casa nas mãos de profissinais capazes e empenhados conseguisse um preço de venda mais alto do que o que optou pela venda directa. Espera-se sempre que o promotor/vendedor imobiliário seja um tubarão capaz de negociar os melhores preços. No entanto, e é por isso que este estudo merece uma nota de rodapé, aconteceu precisamente o oposto - o economista que vendeu a sua casa sem intermediários conseguiu o melhor preço. Por outro lado, paradoxos económicos com a imobiliária não são novidade. Veja-se o que diz o Freakonmics sobre o assunto.