quinta-feira, 7 de junho de 2007

Leituras

BBC | Censorship changes face of net Um sinal da importância que a internet assumiu na nossa sociedade planetária é a vontade que governos e organizações têm de censurar a internet, quer através do bloqueio de conteúdos que ofendem as listas negras dos organismos, ou da perseguição aberta às vozes dissidentes que utilizam a internet para falar abertamente.

Guardian | This russian blunder could yet dwarf our blunder in Iraq A recente crise russa dos mísseis pode não passar de uma forma de pressão russa para o encontro dos G8 agora a decorrer. Ou pode simbolizar um sinal dos próximos tempos, com a famosa guerra ao terrorismo a não passar de uma nota de rodapé entre a nova guerra fria entre a Rússia pós soviética e um ocidente demasiado confiante numa vitória artificial sobre o imperium soviético.

The New York Times | Competing as software goes to the web A imagem e o carácter dos sistemas operativos da Microsoft e da Apple reflectem-se até nos processos de trabalho das empresas. Enquanto a Microsoft favorece uma aproximação rígida, dependente de prazos fixos, a Apple favorece uma certa criatividade imponderável. No entanto, com a emergência da internet como ferramenta de trabalho, a partir da qual é possível correr as aplicações que tradicionalmente corriam apenas a partir do computador, será que a questão do sistema operativo é assim tão essencial? Estaremos a assistir ao canto de cisne dos sistemas operativos superdominantes?

Sky | RAF pilots told: paint out your pin-ups A tradição de decorar as fuselagens dos aviões de combate, o chamado nose art, com as mais diversas figuras, mas com especial predominância para imagens de belas mulheres em poses... sugestivas, tradição que é quase tão antiga como a aviação militar, está agora suspensa no Afeganistão, onde a RAF ordenou aos seus pilotos que pintassem por cima das pinups da fuselagem para não ofender a estrita moralidade muçulmana. Não haverá um Memphis Belle da guerra do Afeganistão...