terça-feira, 8 de maio de 2007

Pequenos Artistas

Pequenos Artistas

É o clássico problema do professor de E.V.T.: como expôr os trabalhos dos seus alunos? Normalmente, aguarda-se até ao final do ano para se realizar a exposição anual de trabalhos, momento de escolhas difíceis que acaba sempre por se traduzir em exposições algo atravancadas onde os trabalhos individuais acabam por se perder. Este ano, no meu caso, ainda se coloca outro problema: que fazer aos megabytes de ficheiros de imagem digital produzidos pelos meus alunos? Imprimo aquilo tudo, com um gasto considerável de tinta e papel?

Há outra solução, pela qual optei, uma solução de permanência que se mantém ao longo do ano lectivo: criar um local na internet onde os trabalhos estejam sempre em exposição. Mas isso coloca outro problema: como assegurar visibilidade aos trabalhos? O site da minha escola está em baixo (há uma solução no ar mas ainda há muito trabalho pela frente antes de a implementar). Blogs e páginas web padecem do síndrome um num bilião. A visibilidade é nula.

Tenho tido algum sucesso com a minha galeria do Deviant Art. Em menos de um ano conseguiu bastantes favoritos, comentários e observadores. Não posso dizer que tenha sido um sucesso estrondoso, mas o simples facto de saber que já não estou a criar para a gaveta, que posso mostrar aquilo que faço e receber feedback sobre o trabalho é algo de muito valioso. Já viciei a minha talentosa colega de trabalho no DA - já criou a sua galeria e sempre que pode é vê-la a publicar. Porque não transmitir a experiência aos meus alunos?

Foi esta a lógica por detrás da criação dos Pequenos Artistas, a galeria no Deviant Art que vai recolher os meus alunos. Já lá estão trabalhos publicados, infelizmente sem identificação, para proteger a necessária confidencialidade das crianças. Vão lá ver. A galeria reúne desenhos em suporte digital, criados utilizando as fieis ferramentas Inkscape, Bryce, DoGA e Art Rage (não consigo dar a volta ao Gimp, por mais que tente). Há também técnicas mais tradicionais, como a pintura sobre azulejo, fantoches e desenhos em suporte tradicional. Tenham em mente que são trabalhos de crianças, alunos de 6º ano.

Pequenos artistas no DA. Tem os seus riscos - o DA é um site aberto a muitas formas de expressão artística, mas não é nada que abertura de ideias e gestão cuidada não resolvam. Também é essa uma das funções pedagógicas do professor - fazer reflectir, fazer amadurecer o espírito dos alunos.

Tem sido este o meu trabalho. Ensinar crianças a exprimirem as suas ideias através da manipulação de inúmeros materiais, das tintas aos pixeis. Talvez ganhasse mais noutro tipo de profissão, a fazer precisamente aquilo que mais gosto, desenhar. Mas sendo professor, consigo chegar exuasto ao fim de um dia e mesmo assim sentir que o meu trabalho contribuiu para tornar o mundo um sítio um bocadinho melhor. Não há dinheiro que pague essa sensação.

(Por outro lado, eu sempre poderia ser menos complicado e limitar-me a anunciar os Pequenos Artistas no Deviant Art.)