quinta-feira, 24 de maio de 2007

Leituras

BBC | UN troops 'traded gold for guns' Capacetes azuis paquistaneses envolveram-se em negócios de troca de armas por ouro com as milícias congolesas que supostamente deveriam desarmar. O caso já não é novo, mas a ONU suprimiu o relatório para não ferir as susceptibilidades do governo do Paquistão - país que é o que mais tropas contribui para as missões de paz das Nações Unidas.

Guardian | Adopt your own Italian vineyard - and claim a year's supply Seja generoso. Adopte uma... vinha. A associação de vitivinicultores de Roma e arredores lancou esta curiosa iniciativa. A partir de 500 euros, pode-se "adoptar" uma das pequenas explorações romanas, garantindo a reserva de um ano de vinho. Os vitivinicultores até garantem que quem adoptar terá uma palavra a dizer sobre as características da produção. Agora, se a moda pega... imagine-se adoptar um bananal, ou um pomar... ideia poética para iniciar o dia.

TSF | É prematuro concluir que operações de Multibanco passem a ser pagas com SEPA A uniformização do sistema multibanco ao nível europeu pode finalmente abrir a porta ao velho sonho da SIBS: taxar as operações efectuadas no multibanco. Entretanto, responsáveis da SIBS já vieram a público tranquilizar, reiterando que não há aumentos previstos. Mas com liberalizações é sempre de desconfiar. O problema é que, como se sabe, a mão invisível do mercado é sempre lesta e eficiente a levar proveitos ao seu bolso, também pouco visível.