sábado, 19 de maio de 2007

Leituras

BBC | Chinese writing '8,000 years old' As letras milenares do império celestial. Análises a petroglifos gravados num local arqueológico pré-histórico apontam para que a origem dos caracteres do alfabeto chinês seja mais antiga do que os 4500 anos que até agora se pensavam.

BBC | Estonia hit by 'Moscow cyber war' A polémica na Estónia devida à transladação de um monumento aos mortos russos na II guerra teve uma consequência inesperada: uma ciberguerra, com a infra-estrutura electrónica da Estónia sob ataque cerrado de DoS e spam originários de IPs de servidores russos. Moscovo nega qualquer ciber-ataque, mas a NATO já enviou especialistas para auxiliarem a Estónia. O pais é pioneiro no domínio do eGoverno, o que o torna especialmente vulnerável a este tipo de ataques.

Correio da Manhã | Governo acusado de coacção na greve A estranha proposta governamental de base de dados para controlo estatístico da adesão a greves soa mal. Não é bem proposta... e retirem a estatística, conjuguem com o novo modelo de avaliação da função pública, e estão presentes todos os elementos para intimidarem os funcionários a não aderirem a greves, temendo futuras repercussões nas avaliações. Não chegava o velho sistema de sindicatos 80% governo 20% com uma concordância final por volta dos 50% de adesão?

Portugal Diário | Descoberto "bunker" subterrâneo nazi Berlim, Alexanderplatz: obras de remodelação urbana puseram a descoberto um bunker esquecido da II guerra mundial. É uma daquelas notícias que nos deixam a imaginar obscuros segredos ocultos durante décadas nas trevas profundas.