El Mundo | El 8% de los trabajadores europeos vive bajo el umbral de la pobreza Particularmente preocupante é o reconhecimento de que ter emprego, nos tempos que correm, não é necessáriamente ter condições para viver acima do limiar da pobreza. É mesmo este o legado que queremos deixar às gerações futuras?
Guardian | The dope on advertising Irritante, fascinante, incoerente, cativante, aberrante. A publicidade já faz parte da tessitura do nosso mundo de ideias. Aconselha-se, no entanto, a não levar muito a sério todos os truques e alertas cativantes irremediávelmente difundidos de todas as formas possíveis, sob pena de completa dissolução neuronal.
The New York Times | Beam it down from the web, Scotty Até agora as impressoras tridimensionais - rapid prototyping machines - eram um caríssimo exclusivo das grandes empresas de tecnologia, que as utilizam para criarem protótipos rápidos. Mas os preços estão a descer, estando já o nível do aceitável para pequenas e médias empresas, ou até mesmo para centros de cópia. A perspectiva é a de maiores descidas, apoiadas em tecnologia mais eficiente - o que significa que dentro de alguns anos o mandar imprimir não significará a mera impressão de uma folha (já de si algo de milagroso, para quem conhece a história da prensa e da tipografia), mas sim a impressão tridimensional de um objecto.
E agora um resmungo.
Certamente que a abertura do supermercado Minipreço aqui na Ericeira despertou justificados receios de aniquilação do comércio tradicional. Meses passados após a loucura da novidade nos primeiros dias, parece que os receios são infundados. Ir fazer compras ao minipreço é um exercício de curiosidade mórbida, aguçada pela visão de inúmeras prateleiras despojadas de produtos, ou ocupadas por caixas vazias. Talvez seja uma forma de combate ao desperdício - as prateleiras só voltarão a ser enchidas quando tudo estiver vendido. Ainda bem para o comércio tradicional, que é local e atento às necessidades dos seus consumidores, e não se alicerça na dicotomia salários baixos para os funcionários/imposição de baixos custos aos produtores para gerar volume de negócios.
Boing Boing | Alter Ego: portraits of gamers and their avatars Um livro/projecto fotográfico, que se centra na realidade por detrás dos avatares online. Este avatar é particularmente simbólico do admirável mundo novo em que vivemos.
Não resisto a citar este brilhante diálogo:“Hey, you work in comics. Have you seen SPIDER-MAN 3 yet?”
“Hell, I haven’t seen SPIDER-MAN 2 yet.”
“But… you work in comics.”
“You work in a supermarket. Have you tasted that new brand of dogfood I saw advertised on the tv the other day? No? Then fuck off.”
Genial, direitinho do teclado do guru Warren Ellis.
Já visitaram os Pequenos Artistas?