sábado, 5 de maio de 2007

Leituras

BBC | Toad found deep in Loch Ness Uma missão de reconhecimento submarino descobriu algo inusitado nos fundos do Lago Ness. Não um (ou uma) Nessie, o tal monstro antediluviano que se diz por lá residir, mas sim um sapo a rastejar na lama a cem metros de profundidade.

BBC | Firms hit rivals with web attacks Se os hackers o fazem, porque não os honestos e legítimos empresários? No mundo dos negócios, vale tudo, até contratar cibercriminosos para atacar os sistemas informáticos das empresas rivais. As delícias do mercado livre, no melhor da sua crueza.

BBC | DRM group vows to fight bloggers A cause du jour que acende as discussões online teve um início discreto. Um utilizador descobriu que não era capaz de reproduzir no seu computador um HD-DVD legalmente adquirido. Irritado, descobriu a forma de dar a volta ao sistema de DRM que protege o disco e colocou online o código para outros que tenham o mesmo problema. Esta história não passaria da habitual banalidade do dia a dia online, se o Digg não tivesse começado a retirar do seu sistema todas as referências ao código. Combater fogo com gasolina dá sempre resultados opostos ao esperado. Os resmungos de censura corporativista multiplicaram-se e o código, que é inútil para quem não perceber mesmo como é que a coisa funciona, espalhou-se pela vasta rede. Agora junta-se à liça a AACS, a associação empresarial responsável pelo software de gestão de direitos de autor, a ameaçar perseguir com processos técnicos e legais aqueles que em nome da liberdade de expressão publicaram o tal código, às vezes de forma tão bizarra como embebido em imagens ou em videos no YouTube. Bem, já que convidam, cá vai, aqui está o código: 09F911029D74E35BD84156C5635688C0.Agora processem-me lá também, cambada de mariconços, que utilizam a propriedade intelectual a vosso bel-prazer, para defender os vossos lucros obscenos que raramente chegam ao bolso dos artistas, aqueles que realmente criaram a tão valiosa propriedade. A mim e aos mais de 1.400.000 que também já o fizeram

El Mundo | TIME deja Bush fuera de la lista de las personas 100 más influyentes del mundo O que têm em comum Condoleeza Rice, Raúl Castro, Bin Laden, Hillary Clinton, Al Gore, o Papa, o aiatollah Ali Khamenei e a rainha Isabel II? Fazem parte da lista das cem pessoas mais influentes da actualidade, de acordo com a revista TIME, que assim distingue as personalidades cujo poder, acções, talento ou exemplo moral estão a transformar o mundo. A lista ainda inclui nomes tão díspares como Paul Allen, o nº 2 da microsoft, os fundadores do YouTube, Martin Scorcese, Leonardo di Caprio, Steve Jobs ou Garry Kasparov. Quanto ao todo poderoso líder e presidente da mais poderosa nação do planeta, esse nem sequer figura no centésimo primeiro lugar, o que sublinha o ponto baixo que é a presidência de Bush na história das presidências americanas, e sublinha também a pericolusidade das políticas que mergulharam o médio oriente à beira da explosão, provocaram uma guerra suja e sangrenta, e potenciam o ultraliberalismo selvagem em detrimento do meio ambiente e do combate à pobreza e desigualdade ao nível mundial. Políticas essas que podem ganhar mais um adepto no tabuleiro de jogo geopolítico mundial com a cada vez mais provável eleição de Sarkozy para a presidência francesa. É grande o risco de um sarcoma na presidência francesa, a juntar-se ao carcinoma Bush e ao melanoma Blair.

Mais coisas interessantes:

XO, o computador feito à medida de todas as crianças Análise ao OLPC, o computador que devia estar a ser distribuído nas escolas portuguesas em vez dos famosos portáteis dos quais ainda só vi oito.

Software Livre e Ars Technica, mais duas leituras diárias obrigatórias.

Woot Ainda não consegui perceber o que é isto...

Lista de Software livre Uma utilíssima lista de software educativo livre. Os meus alunos já usam alguns, como o inkscape ou o gimp.

CRIE | Software Livre na Escola O CRIE está-se a pôr no bom caminho, com este CD que reúne software livre para as escolas. É de aproveitar. Nunca percebi porque numa altura em que fala tanto de despesismos e poupanças nas contas do estado o ministério da educação não investe a sério no software livre. Se todas as escolas deixassem de utilizar o office da microsoft, poupar-se iam milhões... mas, por outro lado, há uma relação muy caliente entre este governo e a microsoft. Para quê não gastar dinheiro, quando se pode dar lucros a um privado? Enfim, estou a fazer uma coisa semelhante, a pedido insistente dos meus alunos, mas dedicada ao software de imagem e 3D.

Rudy Rucker | My Art Rudy Rucker fala da sua pintura, despretensiosa e muito groovy.

09F911029D74E35BD84156C5635688C0 O código proibido. Como é que isto veio aqui parar? Recolha das formas mais imaginativas de espalhar a mensagem.