terça-feira, 17 de abril de 2007

Leituras

BBC | Homes to get free energy monitors Os consumidores domésticos de electricidade britânicos vão passar a dispor de medidores gratuitos que lhes permitirão saber precisamente qual o seu consumo de electricidade, o que facilita a gestão dos consumos e abre caminho às poupanças energéticas. A medida talvez chegue a portugal, pois trata-se de um projecto da União Europeia.

Guardian | Death in cyburbia O que é que é, realmente, a web 2.0? Uma díspare comunidade online, vibrante e activa, que utiliza os blogs, o video, os fóruns e os sites sociais para electrificar a vida, tornando-a mais moderna e abrangente, ou uma espécie de novo subúrbio, onde a noção de realidade se pulveriza perante o aparente anonimato do computador?

Guardian | Crisis creeps towards catastrophe O padrão de genocídio, com a complacência ou a inactividade das potências ocidentais, vai-se repetindo um pouco por toda a África. Depois de Angola, depois do Ruanda, depois do Congo, da Serra Leoa, vive-se a crise do Darfur. Crise é um eufemismo: trata-se de genocídio em larga escala, com as milícias muçulmanas a literalmente aniquilar os sudaneses cristãos e animistas do sul do Sudão. A complacência internacional é bem conhecida, enquanto se multiplicam os apelos para travar a gravíssima crise humanitária e acabar com a violência. Agora, a violência dos combates já chegou ao Chade, país vizinho cujo governo combate uma insurreição, com os rebeldes chadianos a aliarem-se às milícias sudanesas, e a replicarem o padrão de genocídio no território do Chade. Note-se que quando uma situação semelhante aconteceu às portas da Europa a comunidade internacional interviu.