sábado, 14 de abril de 2007

Leituras

BBC | Bloggers' search for anonymity Manter um blog pode tornar-se uma fonte de dissabores, especialmente quando as discussões ficam acaloradas e as regras básicas de educação são esquecidas. Esse é um dos nossos riscos; convém sempre moderar os nossos comentários ou, em alternativa, dizer o que nos der na real gana por detrás de um pseudónimo. Nos países em que publicar um blog implica correr risco de tortura e prisão, o anonimato é essencial, e os meios tecnológicos, como os servidores proxy tradicionais, e os servidores tor - que adicionam níveis de encriptação aos proxy - transformam-se em armas pela liberdade de expressão.

BBC | Net reaches out to final frontier Net intergaláctica (com ou sem robots): o projecto IRIS planeia colocar routers em órbita, já em 2009, permitindo a ligação de satélites em rede IP. Para já os utilizadores serão as tropas americanas - o projecto é do departamento de defesa norte-americano - e serviços de emergência. Entretanto, a NASA e Vint Cerf, um dos pais da internet, vão trabalhando na implementação do IP ao nível do sistema solar.

BBC | Windows XP to be retired in 2008 Com as vendas do Vista inferiores ao esperado, a Microsoft anunciou que vai deixar de vender licenças para o XP, o que obrigará à instalação do Vista nas novas máquinas.

BBC | Diplomat blog pulled after abuse Começou de forma simples: um diplomata britânico na Tailândia foi convidado por um amigo para publicar as suas impressões sobre a vida no país no blog de um jornal tailandês. Os comentários insultuosos foram tantos que o blog teve de ser retirado, a embaixada ficou embaraçada e o ministério dos negócios estrangeiros inglês teve de rever as suas linhas orientadoras respeitantes aos blogs. Mais um episódio a lembrar que talvez esteja na hora da blogoesfera adoptar códigos de conduta.

Guardian | We cannot look from the sides as we are led towards crisis over Iran O Irão é claramente o próximo alvo da máquina de guerra americana, com a já habitual conivência britânica. Tal como no Iraque, os motivos aparentes são políticos e económicos, com o controle do petróleo iraniano como a verdadeira intenção por detrás das declarações dos supostos crimes iranianos. Não é que o corrente regime iraniano seja exemplar, mas à luz das intenções bélicas americanas compreende-se o esforço iraniano para desenvolver armas nucleares.