domingo, 8 de abril de 2007

La Voyage dans la Lune



Internet Archive | La Voyage dans la Lune
Wikipedia | A Trip to the Moon
Wikipedia | Georges Méliès

Se Ray Harryhausen é o grande mestre dos efeitos especiais, engenhoso criador de criaturas incríveis e cenários irreais no seu realismo, os modernos peritos em efeitos especiais são magos digitais, capazes de conjurar imagens como por magia, nos ecrãs dos seus computadores. Mas cabe a Georges Méliès a paternidade dos efeitos especiais. Nos primórdios do cinema, quando tudo estava por criar, e as rudimentares cameras captavam imagens do dia a dia que chegavam para assombrar os incautos espectadores do final do século XIX, Méliès atreveu-se a dar passos de gigante, atreveu-se a fazer entrar a fantasia no celulóide.

Dono de um teatro de variedades, Méliès percebeu no incipiente cinema ao mesmo tempo uma ameaça e uma oportunidade de negócio. Méliès adaptou as suas comédias e funambolismos ao cinema, tendo realizado centenas de filmes, dos quais muitos poucos hoje sobrevivem. Mas a importância de Méliès deve-se às técnicas que literalmente inventou para dar mais dinamismo, para aumentar a espectacularidade dos seus filmes: literalmente, Méliès inventou os efeitos especiais. São efeitos rudimentares, baseados na interrupção da exposição das câmeras, com alguns efeitos pirotécnicos à mistura. Mas são os primeiros, criados numa época em que as pesadas câmeras não permitiam grandes movimentos e em que a ideia de criar estruturas narrativas cinematográficas ainda estava muito incipiente.



La Voyage dans la Lune, filmado em 1902, fantasia de ficção científica, é sem dúvida a sua obra mais conhecida, um filme curto que pertence à memória colectiva da humanidade. Falar de uma história contada pelo filme não é análise mais correcta - existe uma história, mas o filme baseia-se numa sucessão de cenas um pouco desconexas.

O filme inicia-se num surreal encontro de astrónomos, numa cena que deve mais ao estilo barroco do que a modernidade do século XIX. Após decidirem uma viagem de exploração à lua, seis dos astrónomos constroem uma cápsula com a forma de uma bala de canhão. Uma vez a bordo, são disparados em direcção à lua, sob o olhar atento do homem da lua, que que acaba por ser ferido no olho pela cápsula dos intrépidos aventureiros. Uma vez na lua, os aventureiros desembarcam na exótica superfície lunar, mas cansados pela viagem acabam por adormecer. Enquanto dormem, as estrelas, dançarinas sobre um céu negro, contemplam os aventureiros, e Saturno, curioso, olha-os de uma janela no seu planeta. Selene, deusa da lua, sentada sobre um quarto crescente, envia um pequeno nevão que acorda os exploradores. Estes procuram abrigo numa caverna, onde deparam com cogumelos gigantescos. Um dos cientistas abre o seu chapéu de chuva, que se transforma num cogumelo gigante. Entretanto, aparecem selenitas, criaturas de aspecto insectóide que morrem explodindo com um simples toque. Cercados pelos selenitas, os exploradores são levados à corte do rei da lua. Aí, os exploradores matam o rei, e aproveitando a confusão fogem, perseguidos pelos selenitas enfurecidos. Chegados à cápsula, os exploradores entram, e um deles empurra a cápsula para lá de uma arriba. Um selenita consegue agarrar-se ao astrónomo, mas sem sucesso. A cápsula, o astrónomo e o selenita caem em direcção à Terra, aterrando no oceano, sendo salvos por um navio.



La Voyage dans la Lune é uma fábula, inocente e infantil, mas é também uma obra seminal, que está na origem do cinema de efeitos especiais e do cinema de ficção científica. Mais de cem anos passados sobre a sua estreia, ainda é uma obra que nos apaixona pela sua simplicidade e pelas visões feéricas que evoca. Mas não confiem nas minhas palavras - o Internet Archive tem o filme disponível para download, no seu arquivo de imagens em movimento que também contém preciosidades como Nosferatu, The Night of the Living Dead na sua versão original cujos direitos de autor nunca chegaram a ser registados, ou filmes de série B que fazem as delícias dos fãs do género. O YouTube também tem o filme, mas recomendo o Internet Archive - tem várias versões disponíveis para download, com melhor qualidade de imagem do que a qualidade de imagem normal dos videos disponíveis no YouTube.