domingo, 18 de março de 2007

Leituras

El Mundo | Shanghai tendrá en 2010 un parque subterráneo con árboles, césped y flores A pressão urbanística sobre a mais mítica das metrópoles chinesas é tão grande gue resta pouco espaço livre para zonas verdes. A solução? Criar parques subterraneos, onde a luz solar chega através de cabos de fibra óptica.

Guardian | The wasteland - inside Mugabe's crumbling state Retrato aterrador de um Zimbabwe que vive o ocaso do regime de Robert Mugabe. Ainda há poucos anos um celeiro, o país está ameaçado pela fome. A inflacção cresce a milhares por cento e a moeda desvaloriza diáriamente. O governo já não tem dinheiro para manter a força aérea ou para comprar papel para imprimir passaportes. A classe média deixou de existir, e os que podem fogem do país em busca de trabalho. A ajuda humanitária é apropriada pelo governo e distribuida segundo critérios políticos - os habitantes de zonas que não apoiem o governo são deixadas à mercê da fome. Nos hospitais tudo falta, e a esperança média de vida caiu para os trinta e sete anos.

SIC | Todos os bens são iguais A China, bastião ideológico do comunismo mas onde a realidade difere muito da ideologia, aprovou leis que institucionalizam e legalizam a propriedade privada.