quinta-feira, 15 de março de 2007

Leituras

BBC | Probe reveals seas on Saturn moon A sonda Cassini observou evidências da existência de mares de hidrocarbonetos em Titã.

Guardian | The legacy of Iraq is that the world stands by while Darfur burns Já se justificaram intervenções militares por razões menores. A catástrofe humanitária na região sudanesa do Darfur, orquestrada pelo governo sudanês, vai enchendo as notícias e fazendo desesperar os responsáveis pelas organizações internacionais que, no terreno, se vêem desapoiadas e incapazes de fazer face aos crimes contra a humanidade corriqueiramente cometidos pelas tropas sudanesas e as milícias suas aliadas. As grandes potências nada fazem, tolhidas pela falta de interesse em agir no terreno, pelos constrangimentos da realpolitik e pela pouca vontade em provocar o mundo islâmico com mais uma intervenção contra um governo islamista - embora o governo sudanês se tenha distinguido pela crueldade com que trata os seus cidadãos.

Guardian | No sex please, we're Japanese A vida laboral agressiva e exaustiva dos japoneses tiram-lhes a vontade de ter relações sexuais. A notícia pode parecer conversa jocosa de café, daquelas ao melhor estilo de engatatão de bairro, até nos lembrarmos que o Japão é uma nação envelhecida cuja população não se renova devido às baixas taxas de natalidade. E que os padrões de vida japoneses não estão assim tão desfasados do padrão de vida super-ocupado das modernas sociedades ocidentais.