BBC | Chimpanzees hunt using spears Chimpanzés senegaleses foram observados a utilizar paus como lanças para caçar. Animais capazes de utilizar elementos do seu meio ambiente como utensílios não são novidade, mas estes macacos têm a particularidade de ter aprendido a afiar os paus que utilizam. Uma pista para se compreender como os humanos descobriram o uso de utensílios, e uma ideia preocupante: para quando a invasão de hordes de chimpanzés furiosos que, de lança em punho, se vingam dos desmandos dos homens sobre a natureza?
BBC | Record power for military laser O futuro cada vez mais perto: imaginadas em inúmeras obras de FC, as armas a laser estão há décadas a ser agressivamente desenvolvidas, embora sem grande sucesso. O limite para considerar um laser arma de combate situa-se nos 100 kw. Os lasers químicos são capazes de potências muito maiores, mas têm um correspondente tamanho gargantuesco que não se adapta aos campos de batalha. Os lasers de díodo são mais manejáveis, mas francamente impotentes. O anuncio de que o Solid State Heat Capacity Laser desenvolvido no laboratório Lawrence Livermore é capaz de atingir os 60 kw representa um novo recorde. Ainda não são os blasters da guerra nas estrelas, mas já se esteve mais longe. E neste mundo em constante mutação é sempre bom saber que há coisas que nunca mudam, como cientistas a estudarem obsessivamente raios da morte.
Guardian | Global capitalism now has no serious rivals. But it could destroy itself A queda do muro de Berlim e o fim do regime soviético são consideradas o grande momento de vitória do capitalismo, mas será esta vitória definitiva? O capitalismo tem grandes virtudes, mas também grandes defeitos - depende de uma economia de maximização constante de lucros, algo ambientalmente insustentável num planeta que se encontra no limiar da catástrofe ambiental, com os recursos sobre-explorados, e socialmente insustentável quando o lucro se baseia no consumo desenfreado aliado a constantes cortes salariais para aumentar a margem de lucro. Orgulhosos da mão invisível do mercado, os capitalistas esquecem que a mão invisível só funciona bem quando as bem visíveis mãos dos estados a ajudam. Apesar do triunfalismo, as formas mais radicais de capitalismo ainda não vingaram, apesar da constante erosão das estruturas sociais sob o ataque cerrado dos reformadores do mercado livre. Poderá o capitalismo sobreviver à pressão do esgotamento de recursos naturais conjugada com a ganância sem limites que parece reinar nos mercados internacionais?
Jahsonic Uma pergunta: porque é que este blog não veio parar mais cedo aos meus links? Blog interessantíssimo no cruzamento da cultura popular com a cultura erudita.
Giornale Nuovo Um daqueles blogs que só me dão vontade de largar tudo, pegar no bloco de notas e na caneta preta e começar a desenhar.
TIME | Getting rich off those who work for free Um estranho paradoxo desta nossa sociedade hipercapitalista é a quantidade de pessoas que voluntariam o seu esforço sem exigir dinheiro em troca.