quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Leituras

BBC | Music execs criticise DRM systems Uma mudança de paradigma? Os responsáveis pelas editoras estão finalmente a perceber que as pessoas não querem comprar música online se não tiverem a liberade de a tocarem onde bem entenderem.

Correio da Manhã | Portugal falha no bem estar educativo O recente estudo da UNCEF coloca Portugal como um dos piores lugares para se ser criança, nos parâmetros de desempenho escolar, pobreza e exclusão social e bem estar cultural e económico. Eu adicionaria o parâmetro arquitectura escolar deprimente - com a maioria dos nossos estudantes encerrados em bunkers feios que visualmente nada inspiram.

Guardian | The state of european childhood O mesmo estudo referiu-se ao Reino Unido e a outros países da UE como maus locais para se ser criança, muito ao contrário do esperado. O Guardian analisa a juventude em França, onde os riscos de exclusão social e racial são enormes, em Itália, onde ser professor é um risco de saúde, e na Alemanha, onde a paternidade não é socialmente vista com bons olhos.

Guardian | Forget bird flu: mad publicity disease is much more scary Um aviso à navegação: sem querer escamotear os perigos da gripe aviária, as histerias jornalísticas depressa criam climas alarmistas que não reflectem a real dimensão do problema.

The New York Times | The ad-free cellphone may soon be extinct Os responsáveis pelas empresas de telecomunicações estudam novas formas de nos bombardearem com publicidade. Digo, e repito: andamos a ver mal os perigos da internet. Enquanto nos apoquentamos com os vírus, com as ameaças do cibercrime ou com os horrendos actos pedófilos, executivos respeitáveis conspiram para acabar com a natureza livre da internet, transformando-a em mais um espaço mediático subordinado ao lucro, onde os discursos culturais só são úteis se gerarem dinheiro.