sábado, 10 de fevereiro de 2007

Leituras

BBC | Doomsday vault design unveiled O governo norueguês pretende construir nas ilhas Svalbard um repositório de biodiversidade. Denominado Svalbard International Seed Vault, vai ser escavado numa montanha deste arquipélago remoto e albergará sementes de todas as varieades conhecidas de plantas comestíveis. O objectivo deste projecto de 5 milhões de euros é o de preservar a biodiversidade contra todas as adversidades possíveis e imagináveis, desde catástrofes nucleares às consequências do aquecimeto global.

BBC | Branson launches $25m climate bid O conhecido milionário, dono da marca Virgin, lançou um prémio para quem encontrar a melhor solução para o problema das emissões de dióxido de carbono. A ideia não é nova, e talvez dê origem a soluções interessantes - recorde-se que o X-Prize dinamizou (e dinamiza) equipes de astronáutica privadas (que culminou no voo suborbital do SpaceShip One), e o Darpa Grand Challenge anda a fazer sonhar engenheiros de robótica com o seu prémio para quem desenvolver um veículo robótico autónomo. A minha humilde contribuição para a iniciativa: uma sugestão que reduziria de forma significativa as emissões de CO2 através do desmantelamento da frota de aviões da Virgin Airways, com a sua substituição por uma frota de veleiros que assegurasse a travessia entre a Europa e a América...

BBC | Cool clouds turn light to matter Warren Ellis chamou a esta notícia um puro momento de ficção científica no nosso dia. Nem sequer me atrevo a tentar compreender a ciência por detrás desta exploração das propriedades dos condensados de Einstein-Bose, mas o resumo para leigos é fascinante: travar e congelar a luz. Cada vez mais, o futuro é agora.

Guardian | Head is as good as feet Para se escrever sobre terras distantes e outras culturas, o que é que realmente se necessita? De viajar, visitar, ir lá conhecer, ou de uma biblioteca bem apetrechada e uma mente inquisitiva?