quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

Leituras

Ananova | Computer Calamities Por vezes há alturas em que queremos mudar de profissão, mas mesmo nos momentos mais críticos há profissões que nunca cobiçamos. Operador de telemarketing (a praga dos tempos modernos) é um dessas profissões "intocáveis". Outra? Operador de ajuda infomática on-line. Leiam estas pérolas e desesperem... há pessoas que deveriam ser proibidas de tocarem em computadores.

BBC | Crystals helped Viking sailors Esta é uma daquelas a arquivar na secção do "possível, mas...". Para navegarem na escuridão polar, os navegadores vikings poderiam ter utilizado cristais polarizadores para se orientarem pelo sol. Plausível, mas com um grande mas.

BBC | Hackers attack heart of the net A natureza robusta da rede distribuída foi posta recentemente à prova. Os servidores DNS, que são a espinha dorsal da internet, sofreram um ataque DoS, mas este mal foi sentido precisamente devido à natureza distributiva da rede. Desconhece-se quem terá lançado este ataque.

The New York Times | Jobs calls for end to music copy protection Steve Jobs, o mesmo que afirmou sobre o iPhone que controlaria todo o conteúdo do telemóvel, discursa agora contra as incongruências das editoras, que só vendem música em formato electrónico com restrições fortíssimas, mas vendem precisamente o mesmo produto em cd, fácilmente copiável e ilegalmente colocado na internet.

The New York Times | Techies cyber odyssey: magic in bits and bolts Estamos sempre ocupados a dizer mal do Windows e esquecemos um curioso pormenor: o windows suporta uma míriade de hardware. Essa é uma das fontes dos conflitos a que o sistema operativo nos habituou, mas também é a sua maior virtude.

A Political History of SF Curioso ensaio explorando as diferentes correntes políticas que permeiam a FC ao longo da sua história, concluindo que independentemente das inclinações políticas dos autores, a FC está imbuída de um espírito de activismo social através do progresso tecnológico. Uma leitura intrigante, via SF Signal