domingo, 21 de janeiro de 2007

Leituras

The New York Times | Big medias crush on social networking Os tubarões financeiros andam sempre em busca do próximo negócio da china, e a explosão estonteante da internet representa um conjunto de possibilidades inestimáveis. Em busca do futuro Google ou Microsoft, os investidores despejam literalmente dinheiro em centenas de empresas, a maioria das quais está condenada à insolvência ou ao esquecimento. Mas a que triunfar colherá riquezas inimagináveis. A moda, depois dos portais, do video e dos blogs, são os sites de encontros sociais - pensem MySpace, pensem Facebook, pensem Hi5. Os tubarões dos media tradicionais estão a correr a comprar estes sites como se de uma corrida ao ouro se tratasse.

Guardian | Let capitalism devour itself A bolsa de valores é a epítome do capitalismo puro, o seu cúmulo. Nas bolsas de valores nada se produz; antes, o lucro do trabalho das empresas é manipulado num jogo de números para gerar riqueza a curto prazo. Curiosamente, Engels, um dos pais do comunismo, era investidor na bolsa de Manchester...

BBC | In-car technology drives forward Há poucas diferenças entre um modelo T e um automóvel moderno. Ambos utilizam rodas, travões e motores de combustão interna. Não se pode dizer que a tecnologia automóvel tenha evoluído radicalmente, antes vai incrementando e melhorando os componentes do automóvel (ao contrário da indústria aeronáutica: as semelhanças entre um Wright I e um F-22 resumem-se ao voo). As tecnologias digitais chegaram ao automóvel em força, com o computador e interfaces para os inúmeros gadgets que já consideramos inestimáveis. Depois do depósito de combustível, o orifício mais importante de um automóvel em breve será... uma porta USB.