terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Leituras

BBC | Microsoft starts Vista hard sell Vem aí a loucura dos sistemas operativos, com os indefectíveis do windows a contarem os segundos até porem as mãos em cima do Vista, o mais recente sistema operativo a sair do feudo pessoal de Bill Gates. A minha pressa é tanta que possivelmente vou esperar pela próxima iteração do msdos com janelas - isto se entretanto não me converter de vez ao linux, ou os sistemas operativos online não se tornarem realidade.

Guardian | Xenophobes, not workers, are uniting across Europe A chegada dos novos países da União Europeia está a produzir um efeito pernicioso: os activistas de extrema direita estão a organizar-se em toda a Europa, coligando-se em movimentos de extrema-direita que unem forças tão díspares como o Le Pen francês ou os extremistas búlgaros e romenos. Não deixa de ser um desenvolvimento curioso, sabendo como estes movimentos são xenófobos dentro dos seus próprios países. Mais alaramente ainda, a extrema-direita conseguiu um grupo parlamentar no parlamento europeu, mercê da união de alguns grupelhos britânicos, franceses e belgas com os eurodeputados de extrema direita búlgaros e romenos. As forças de esquerda que tão eficientemente se uniram quando Le Pen ameaçou vencer as eleições presidenciais francesas ou que forçaram Jorg Haider a demitir-se do cargo de primeiro-ministro austríaco estão estranhamente apáticas. É de relembrar que a herança europeia tem nos fascismos do século XX o seu período mais negro, e que um dos principais objectivos da União Europeia é o de que não se repitam os horrores motivados pelas ideologias de extrema direita. Não se deve proibir a extrema direita de fazer ouvir as suas opiniões - a democracia e a liberdade de expressão assim o obrigam, felizmente - mas estas perigosas ideologias baseadas na xenofobia mais abjecta e no patriotismo exacerbado devem ser vigorosamente combatidas. Se não o forem, nada nos garante que os camisas negras regressem ao poder na europa, a longo prazo.

The New York Times | At Davos, the squabble resumes on how to wire the third world 100$ Laptop ou pcs intel baratuchos? Software open source ou microsoft a baixo custo? De um lado temos Nicholas Negroponte, dinamizador do programa 100$ laptop e defensor do software open source e do uso criativo da tecnologia, do outro lado temos Craig Barrett, presidente da Aliança Global das Nações Unidas para as Tecnologias da Informação e Comunicação e ex-chefe da Intel, defensor de pcs e portáteis convencionais a baixo custo e do uso sistemático do Office nas salas de aula.

(Voto em Negroponte e no seu fabuloso 100$ Laptop. Usa Linux, é ultraportátil e robusto.)