sábado, 27 de janeiro de 2007

Leituras

BBC | Recycled satellite radio planned Reciclagem de satélites? Os satélites retransmissores de emissões televisivas têm uma vida util entre os dez e os quinze anos, enquanto as suas órbitas são suficientemente estáveis para a retransmissão, que exige um grande nível de precisão. Quando começam a desviar-se da órbita, deixam de ter utilidade para retransmissão de emissões televisivas, mas continuam a ser satélites perfeitamente funcionais. Um projecto da ESA pretende aproveitar esses satélites não utilizados para criar uma rede de emissão de rádio via satélite que abranga toda a europa. A recepção de rádio via satélite já é uma realidade nos EUA, onde se pode dispor de duas emissoras (com rede própria de satélites) que oferecem cada uma mais de cem canais e ainda dados adicionais comprimidos no sinal digital.

Guardian | Detox those frienemies Esta era dourada da tecnologia tem consequências nefastas. Quando o contacto entre pessoas fica facilitado por uma simples adição a uma lista de email ou à lista telefónica de um telemóvel, a possibilidade do contacto torna-se instantânea. No entanto, quantos de nós não mantemos, por pura preguiça ou nostalgia, contactos de pessoas com quem raramente falamos, mas que nos sentimos culpados por os ignorar-mos quando estão apenas a um clique de distância?

TSF | Construção de 48 parques eólicos já este ano Uma boa notícia - em Viana do Castelo, um consórcio propõe-se a um investimento avultado nas energias alternativas. O investimento é a longo prazo, com uma capacidade produtiva para abastecer as necessidades energéticas de um milhão de portugueses e ainda excedente exportável no futuro mercado europeu de energia. O projecto inclui parcerias entre empresas e universidades para desenvolvimento e transferência de tecnologia.