sábado, 13 de janeiro de 2007

Leituras

Guardian | This is a US torture camp Encastoado na ilha dissidente de Cuba, a base americana de Gauntanamo é o aspecto mais visível da guerra secreta em nome da luta contra o terrorismo. Guantanamo, tal como Bagram no Afeganistão e Abu Ghraib no Iraque, é um território sem lei, onde os serviços secretos militares fazem o que querem para extorquir informações aos que lá se encontram detidos sem acusação. Noutros países ou noutros regimes, Guantanamo seria descrito como uma masmorra de tortura onde torcionários agentes secretos submetiam as suas vítimas aos mais inagualáveis horrores. Mas sendo uma base americana, Guantanamo é uma legítima forma de obter informações sobre as secretas intenções malévolas das tentaculares organizações terroristas. Quase tenho pena dos oficiais americanos que, no estrito cumprimento do seu dever, são relutantemente forçados a utilizar métodos um pouco violentos de extracção de informação, em nome da liberdade e democracia.

(Caso não tenham percebido, foi um toque de ironia. Não se combatem fogos com gasolina.)

The Times | A supersize solution to a giant problem Karl Szmolinsky é um criador alemão de coelhos cinzentos alemães, uma espécie de coelhos que com a alimentação correcta pode atingir até dez quilos. Estes verdairos gigantes do mundo dos coelhos atraíram a atenção da... Coreia do Norte, que já adquiriu vários casais numa bizarra tentativa de resolver o problema da falta de géneros alimentícios no país, que mergulhou milhões de Norte Coreanos na malnutrição (esta não foi uma das minhas mais felizes frases). A ideia poderá ser atribuível aos efeitos combinados da fome e dos isótopos radioactivos resultantes dos testes nucleares norte-coreanos, que certamente andarão a corroer a mente dos responsáveis por este projecto de criação de coelhos gigantes.

The Times | Tattoos and middle age no bar in hunt for terrorist warriors O inefável presidente Bush enfrenta várias dificuldades no seu plano de pacificar o Iraque com o envio de mais soldados. A mais visível é a oposição do congresso americano ao plano do presidente, mas aquele que é o maior obstáculo encontra-se no terreno: os níveis de recrutamento de soldados para as forças armadas caíram abaixo do sustentável. A solução? Baixar o nível de exigência, aumentando o limite de idade e aceitando recrutas que até agora não cumpriam os requisitos mínimos para se tornarem soldados - como défices de atenção/concentração (algo inquietante se nos recordarmos que um soldado anda normalmente armado) ou tatuagens visíveis. Outra solução é conceder automáticamente a cidadania americana a estrangeiros que aceitem ser recrutados para o exército americano.

Wynton Marsalis ofereu uma preciosa prenda aos seus fãs: libertou o seu último disco para download gratuito na internet. Prenda para todos os amantes de jazz e uma boa forma daqueles que querem conhecer o jazz perderem o medo de ouvir. Mas sejam pacientes - Wynton só libertará um tema por mês. É mesmo para se ir ouvindo.

Palm Addicts | iPhony, and more iPhone Thoughts Será o iPhone uma verdadeira ameaça para a Palm? Talvez não, devido a um simples detalhe: o iPhone terá um sistema operativo fechado, fortemente controlado pela Apple, tal como Steve Jobs o disse, ao anunciar o iPhone no CES: "We define everything that is on the phone". Bill Gates não diria melhor. Certamente que o iPhone fará muitas coisas, mas só permitirá fazer aquilo que Steve Jobs e companhia deciderem que pode ser feito. Contrastem com um Treo: um pda/telefone que utiliza o Palm OS, não coloca quaisquer restrições à sua utilização e dispõe de uma base de software vastíssima, com milhares de programas freeware, shareware e pagos. De jogos a visualizadores de video, passando por vários browsers à escolha e inúmeros programas perfeitos para dar mais utilidade ao computador de bolso, o Treo e os restantes Palms têm uma capacidade e uma flexibilidade inigualáveis. A falta de flexibilidade da Apple é bem conhecida dos utilizadores de iPods - tentem lá ouvir uma musiquinha no formato mp3, ou enviar alguma música sem ser através do iTunes... agora, se a Palm responder ao desafio do iPhone (que, reconheço, tem um design invejável) com uma Life Drive ou um T/X combinado com um telemóvel, temos guerra. Recordo que a Life Drive faz tudo, menos chamadas, é reconhecida pelos pcs como drive externa (apesar de utilizar o Palm OS) e já há mais de dois anos que está disponível no mercado com 4gb de memória flash não volátil. Já agora, já está disponível um simulador do iPhone para Palm OS...