sábado, 6 de janeiro de 2007

Leituras

A Short History of The “Ideal” Female Body Curto e incisivo ensaio visual que é uma crónica da nossa paixão por corpos femininos progressivamente mais esqueléticos. Inicia com Rubens, cujas mulheres ideiais hoje correm em direcção ao cirurgião estético mais próximo. Via boing boing.

Guardian | Mall or nothing O passo acelarado da inovação está a deixar os economistas tontos. Se antigamente o tempo médio de duração de uma indústria ou nicho económico se media em décadas, agora mede-se em anos. Exemplo disso são os cds, há dez anos a maior coisinha tecnológica que estava aí na berra e agora um produto comercial em vias de extinção, arrastando consigo as discotecas como modelo de negócio. Não é anormal que estas coisas acontecam - recordem que a invenção da imprensa pulverizou os monges copistas, ou o automóvel, que pulverizou a indústria das carroças. Simplesmente a velocidade a que as mudanças se processam acelarou, e o que hoje é um sólido investimento amanhã pode esfumar-se na obsolescência. Os próprios centros comerciais e mega-superfícies, agora as assassinas do comércio tradicional, poderão tornar-se dinossauricas perante o desvio em direcção ao comércio electrónico.

O que é verdadeiramente preocupante é que isto acontece precisamente em que as ideologias dominantes aconselham o desinvestimento nos serviços sociais. Ou seja, é muito bonito falar da acelaração tecnológica, mas o que é que acontece aos inevitáveis desempregados numa economia cada vez mais implacável?

Guardian | The zone of faith will save us from the sovereignity of the mob Nesta era em que o software pode erguer uma cortina a mediar o nosso interface com o mundo, o papel dos editores é cada vez mais importante. São as suas escolhas que determinam a visão dos leitores ou dos espectadores. E nesta era do vale-tudo, em que qualquer um pode publicar o seu blog tendo o mundo como audiência (...), espera-se dos media tradicionais aquela medida de confiança que valida a informação que nos transmitem.