sábado, 16 de dezembro de 2006

Leituras

BBC | Futuristic facility is class act Na escola primária de Broadclyst, em Exeter, a sala já não é como antigamente. A sala de aula alberga um ecrã gigante que pode funcionar como planetário. As secretárias dos alunos, dispostas em anfiteatro, contém computadores continuamente ligados em banda larga. Os alunos podem inclusive trabalhar remotamente, realizando tarefas no computador de casa arquivadas no servidor da escola.

E eu, professor no país do choque tecnológico, continuo a usar a ardósia e o giz enquanto preencho papéis atrás de papéis... há que lutar pelo futuro!

Guardian | Exit stage left, pursued by a chorus of excitable health and safety inspectors Escândalo no Sacla de Milão: após uma ària menos afinada, o tenor é vaiado pelos espectadores. Ofendido, sai do palco e apenas regressa para continuar a actuação quando o director da ópera o obriga. Após o espectáculo, o director da ópera ameaça processar o tenor por quebra de contrato. O tenor riposta, processando o Scala de Milão por... não assegurar as necessárias condições de segurança no trabalho. Considera o tenor que ser vaiado por uma má actuação em palco constitui uma ameaça à sua segurança, devendo o teatro providenciar para que as suas condições de trabalho sejam asseguradas. Interessantes tempos, em que uma má crítica significa uma violação das salutares condições de trabalho.

Curiosamente, no DevianArt envolvi-me numa boa e velha flame war precisamente porque, ao comentar um trabalho de um artista no site, sugeri que o poderia melhorar... fui depressa epitetado como um torcionário digno dos piores censores fascistas. Enfim, é complicado. Tremo de horror só de pensar que nalgum comentário do blog me digam que isto não passa de uma boa m***, ou ler no deviant art alguma apreciação a um desenho meu que tenha dado ao crítico vontade de ser cego para não ver tamanha monstruosidade. Mas esses são os riscos da exposição. Quando se mostra o que se faz, há quem goste e há quem não goste. É a ordem natural das coisas. Nem todas as críticas são amigáveis, e as mais honestas raramente são pancadinhas nas costas seguidas de adjectivos simpáticos. É preciso ter estômago, e não esconder as habilidades ou inabilidades por detrás de delicadezas vácuas ou, no caso do tenor do Scala, interpretações duvidosas dos códigos de segurança no trabalho...