quinta-feira, 23 de novembro de 2006

Leituras

BBC | Tomb reveals pre-inca city Mesmo nesta era em que tudo parece descoberto, todos os recantos explorados e já nada resta de realmente surpreendente a descobrir, ainda acontecem coisas destas: uma simples escavação num túmulo no Peru revelou um complexo de vinte tumbas, uma necrópole pré-inca que atesta o nível de desenvolvimento e a riqueza da civilização que vivia nas terras do Peru há 1000 anos atrás.

Guardian | A predatory capitalist who stifles competition and delivers mediocrity É assinalável que hoje em dia o jornalismo, mais do que um contrapeso ao poder, é um poder em si mesmo. Mas quem é que controla o jornalismo, logo os jornalistas e as notícias, logo a nossa percepção do mundo tal como ela nos chega através dos jornais, da rádio e da televisão? Um retrato avassalador de Rupert Murdoch, um gigantesco magnata das comunicações com interesses globais em todos os media - desde a Fox, dos estúdios de cinema aos canais de televisão, até ao popular MySpace. Se Hearst famosamente disse que as notícias criava-as ele, Murdoch tem nas suas mão o poder de manipular a opinião global.

Sky News | Iraq's deadliest month: 3700 killed Uma forma de resolução a médio prazo dos problemas iraquianos envolve dois cálculos matemáticos: uma média do número de mortos por mês num país que todos dizem que não está a viver uma guerra civil, seguido de um cáclulo de em quantos meses, á razão da média de mortos por mês, a população iraquiana se auto-aniquilará. Eu sei, piada de mau gosto, de muito humor negro, mas de pouca monta se comparada à piada mortal que foi a guerra no Iraque, seguida desta paz que o é apenas de nome.