sexta-feira, 17 de novembro de 2006

Leituras

Guardian | Here are two signs of hope for the world's secret superpower Tempos houve em que o jornalismo funcionava como contra-poder, atento aos desmandos dos poderes tradicionais. Hoje, os media são o verdadeiro poder - e controlar os media, seja de que forma for, cada vez mais vital. As questões que isto levanta sobre a ideia de liberdade, sobre a nossa sociedade e sobre ética são enormes.

TSF | Alunos manifestam-se frente ao ministério Ontem eu, como todos os professores e pais deste país, fui perfeitamente surpreendido pela greve nacional organizada pelos alunos. A princípio fiquei desconcertado, em seguida entraram em acção os meus instintos de director de turma - pensei em arrastar os meus alunos para dentro da escola, mas felizmente parei para pensar - se insisto tanto em que os alunos cumpram os seus deveres e afirmem os seus direitos, como poderia eu interferir numa expressão tão incisiva das suas vontades? A dimensão nacional do protesto surpreendeu-me, bem como a forma como foi organizado e o seu secretismo - ninguém estava à espera disto. Claro que a nossa infevável ministra, humilhada com o coro de protestos de professores e alunos, logo pegou na sugestão de que os alunos tinham sido instrumentalizados pelos professores. Hmmm, certo. Se isso a deixa mais feliz...

O que é certo é que arranjei tema fértil para explorar nas aulas de formação cívica. Direitos cívicos e sua defesa. E esta geração surpreendeu pelas suas capacidades ocultas. Claro que a maior parte, ao regressar a casa, deve ter ouvido o sermão do século e levado o castigo do milénio, mas enfim, lutar pelos direitos tem o seu preço.


The New York Times | Signing in as human Por estranho que pareça, aquelas letras aleatórias que apareçem sempre que num site temos que certificar o nosso acesso têm um nome - são as captcha - Completely Automated Public Turing Test to Tell Humans Apart.

Monsterbrains Blog sobre as mais brilhantes iconografias de monstros. A ler, digo, ver.