quarta-feira, 1 de novembro de 2006

Leituras

BBC | Virus writers target web videos Circulam regularmente pela net rumores de vírus altamente destrutivos que aniquilam os sistemas com um simples clique. Bem, grande parte desses rumores não passam disso. O submundo tenebroso dos vírus, do spyware e do adware virou-se para vias mais lucrativas. Os dias do hacker solitário que soltava um vírus no ecossistema para se vangloriar das suas proezas já passaram. Agora, por detrás dos vírus e de todo o malware estão empresas em busca de lucro fácil. O seu último alvo? A grande moda dos videos na internet, que quando necessitam de um codec para serem visualizados muitas vezes permitem a transferência de vírus ou spyware. Aquela ameaça de vírus perigosíssimo não faz nada, mas aquele video divertido que vai passando de e-mail em e-mail pode conter uma ameaça muito real.

The New York Times | Computing, 2016: what won't be possible? O maior impacto da informática não está nos serviços e equipamentos sem os quais a nossa vida já parece impensável. O verdadeiro impacto está na forma de pensar. A metafóra da sociedade digital abre novos campos de pensamento, que aplicados às restantes ciências produzem conclusões fascinantes. Tal como o surgimento da sociedade industrial levou à ideia do universo, e do homem, como um intricado mecanismo, o novo paradigma da sociedade de informação leva-nos a pensar o mundo como um ecossistema de trocas dinâmicas de informação. Imagine-se todo o planeta, Gaia, como um imenso dispositivo computacional, e todos os seus elementos como parecelas componentes de um imenso algoritmo.

Sky News | Russia rises to biggest arms dealer O cirílico como nova linguagem da violência: o ressurgimento económico da Rússia também se traduz no crescimento das suas exportações de material bélico. Com negócios milionários de fornecimento de aviões de combate à China e tanques à Índia, e sem esquecer os carregamentos das clássicas metralhadoras Kalashnikov, a Rússia tornou-se o principal fornecedor mundial de armas aos países em vias de desenvolvimento.