quinta-feira, 5 de outubro de 2006

O Pesadelo de Voar VI


Avrocar

Avrocar
The Flyng Platforms and Jeeps

Para terminar esta série de posts sobre aeronaves puramente surreais, mas que passaram dos desvarios da mente dos engenheiros ao primeiro voo ou mais acertadamente ao primeiro desastre, não poderia deixar esquecido o verdadeiro protótipo dos ovnis.

A Avro Canada é uma empresa aeronáutica com provas dadas. Nos bons velhos tempos dos anos 60, em que o dinheiro fluía sem restrições para projectos militares, a Avro foi responsávelo pelo inovador Arrow, um avião de combate supersónico que mostrou ao mundo o melhor do que a indústria aeronáutica canadiana era capaz. O Arrow era uma aeronave ao nível das melhores aeronaves da época, mas foi cancelada após o voo dos primeiros protótipos graças a uma mudança do governo canadiano. Após este falhanço, a Avro especializou-se na produção sob licença de aeronaves para a força aérea canadiana.

Também dos engenheiros da Avro saiu esta bizarra aeronave, o Avrocar. Este estranho disco voador tencionava ser uma aeronave de descolagem vertical verstátil e flexível, uma espécie de jipe dos ares. Após alguns anos de investigação financiada pelo governo canadiano, a força aérea americana decide-se a financiar mais alguns anos de investigações nesta aeronave. Anos a refinar o projecto tiveram como único resultado este disco voador inerentemente instável, incapaz de se erguer mais do que um metro do chão - poderia ir mais alto mas ficava tão instável que punha a vida dos pilotos em risco, e capaz de voar à estonteante velocidade de cinquenta quilómetros por hora.