quarta-feira, 4 de outubro de 2006

O Pesadelo de Voar VI


undefined
Aerocar

Wikipedia | Aerocar
Aerocar

Qual é coisa qual é ela que nem é carne nem é peixe? Que está à vontade nas ruas e nos céus? O inventor norte-americano Moulton Taylor decidiu juntar as virtudes dos automóveis e das aeronaves, e passou vinte anos a desenvolver o aerocarro. Como o nome indica, o aerocarro é um automóvel compacto ao qual foram adicionadas asas e um estabilizador traseiro. Caro, pouco práctico e muito inseguro, o aerocarro nunca passou de uma curiosidade tecnológica. Para além disso, sejamos honestos: quem é que teria coragem de ser visto ao volante de uma coisa mais feia do que um fiat 500 ou a voar num aparelho tão inestético como o aerocarro?

O princípio dos aerocarros é até louvável - descongestionar as estradas através do uso da terceira dimensão do espaço. Mas imaginem o que seria dos céus se os brilhantes condutores que pululam nas estradas com as suas acelarações e manobras perigosas se vissem aos comandos de uma máquinavoadora? Já imaginaram a hecatombe?

Apesar do seu notorio falhanço, o aerocarro ainda é um conceito bem vivo, e actualizado pelo trabalho do inventor Paul Moller com o seu Sky Car, uma minúscula aeronave de descolagem vertical propulsionada por quatro turbofans que também ainda não passou de curiosidade tecnológica. E, claro, os carros voadores, embora sem as formas aberrantes destes aerocarros, são adereço fundamental de muitas histórias de ficção científica.