terça-feira, 3 de outubro de 2006
O Pesadelo de Voar V
Phillips Multiplane
Aerospaceweb | Horatio Phillips & Multiplanes
Centennial of Flight | Horatio Phillips
Um dos mais complexos elementos de um avião é a asa. Pode não parecer, pois as asas são aparentemente simples, mas a forma da asa tem muito a ver com a forma como o avião voa, ou não voa. O trabalho de Otto Lilienthal e de outros pioneiros que estudaram a fundo os planadores foi fulcral - ao estudarem o voo sem motor, tiveram forçosamente que estudar as asas. Os primeiros tempos da aviação foram especialmente prolíficos na criação das mais variadas formas de asas, especialmente se comparados com os dias de hoje, em que as aeronaves com asas mais estranhas se resumem às asas invertidas do X-31 e do Su-37 Berkut, ou a asa de geometria variável estudada pelos técnicos do Dryden Research Center.
O inventor inglês Horatio Phillips foi um dos nomes determinantes para o estudo dos perfis óptimos das asas de avião. Foi Phillips quem percebeu que uma asa de perfil curvo criava melhor sustentabilidade. Infelizmente, os aparelhos que construiu para testar as suas investigações não conseguiam voar.
Imune ao facto de uma aeronave precisar de pouco mais de uma asa de dimensões adequadas para levantar voo, Phillips aplicou os seus extensos conhecimentos de aeronáutica no que pode ser mais apropriadamente descrito como aglomerados de estores com motor. Um dos seus modelos, que tinha apenas uma fieira de asas (ao contrário da verdadeira gaiola que vêem na ilustração), poderia ter descolado se Phillips não insistisse que as aeronaves seguissem uma pista circular para levantar voo. Não conseguiu passar de um pequeno pulo.
Para a história fica a pesquisa de Phillips no domínio das asas, e imagens de aparelhos com asas verdadeiramente surreais, embora pouco ou nada voadores.