domingo, 1 de outubro de 2006

O Pesadelo de Voar III

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Seddon Mayfly

A Chamber of Horrors - Wild designs in flying machines
Early Aviators

Os primeiros anos da aviação foram tempos excitantes. As descobertas permanentes dos então novíssimos princípios aeronáuticos geravam novas máquinas voadoras - algumas que funcionavam, e até voavam, e outras nem por isso.

Por volta de 1908 a configuração básica das aeronaves já estava estabelecida. As fuselagens e as estruturas já estavam a ser compreendidas, e o caminho do futuro apontava para estruturas em madeira e arame. Mesmo assim, havia quem estivesse disposto a experimentar ideias novas. O tenente da marinha britânica Joseph Seddon convenceu-se que estruturas anelares de tubos de aço eram superiores às estruturas convencionais, e dedicou-se a construir uma aeronave de acordo com estes princípios. Tirou uma licença dos seus deveres militares e convenceu a mãe a financiar a sua aventura de engenharia aeronáutica. O seu objectivo era o de construir a aeronave para poder ganhar o prémio do primeiro voo entre Manchester e Londres.

Após dois anos de longos trabalhos numa fábrica de bicicletas, capaz de construir os intricados tubos circulares favorecidos pelo inventor, o esperançosamente apelidado MayFly estava pronto a voar. O resultado é descrevível apenas como o que aconteceria se o casal Delaunay se tivesse dedicado à engenharia e não à pintura. A aeronave, um duplo biplano com os motores no centro, assemelha-se à concretização de um delírio modernista ou cubista. Teria sido uma experiência memorável, se tivesse voado. Um acidente em testes de terra danificou a máquina voadora, que acabou esquecida e desmantelada por caçadores de lembranças.

O projecto é tão obscuro que mesmo na omnisciente internet a quantiade de informação disponível é quase inexistente.