segunda-feira, 30 de outubro de 2006

Leituras

BBC | Global warming "threat to growth" E agora sim, medidas serão tomadas. Quando as catástrofes ambientais apenas ameaçam de extinção espécies animais ou degradam a qualidade de vida no terceiro mundo, a preocupação não é muita. Mas quando ameaça a sacrossanta crença no eterno crescimento económico, quando o lucro se sente ameaçado... será, talvez, uma estranha aliança, uma vez que foi o desenvolvimento desenfreado apoiado numa boa dose de ganância lucrativa que deixou o planeta neste triste estado. Filosofias à parte, o importante é enfrentar o problema ecológico, o grande desafio da nossa geração. Se os poluidores deixarem de poluir por razões financeiras e não ecológicas, o que fica é a contribuição para o alívio dos problemas ambientais.

Neste mundo poluído, super-urbanizado, sobre-povoado, explorado até ao limite dos seus recursos e no limiar de catástrofes ambientais à escala planetária, não creio que nos restem grandes escolhas. Podemos sempre ignorar os problemas, enterrar a cabeça na areia e erguer a voz num coro de lamentos quando as coisas realmente derem para o torto.

Guardian | Tea and kidnapping - behind the lines of a civil war Aterradora reportagem sobre o ecossistema da guerra civil surda que se vive no Iraque. A banalidade da morte violenta por razões sectárias, o clima de medo generalizado, a violência como elemento essencial ao dia a dia.

Planeta Mafra Que me desculpem os responsáveis por este site agregador de blogs escritos aqui no concelho: a minha mudança do Blogger antigo para a nova versão despejou uma semana de posts na página do Planeta Mafra. A profusão de posts em meu nome deve-se a isso. Não sou assim tão prolífico - embora o sonhe ser...
Se o problema persistir contactarei os responsáveis para eliminarem o meu blog da lista. A nova versão do Blogger ainda está em beta, cheia de bugs, mas mesmo assim consegue ser melhor do que a versão anterior, que está a ficar impossível de utilizar. Vou ver se isto não se repete.