sábado, 28 de outubro de 2006

Leituras

Guardian | Mexico fury as Bush gives go-ahead to border fence Há séculos atrás, os chineses construiram a grande muralha para se protegerem dos nómadas bárbaros que lhes arrasavam as vilas e cidades e os obrigavam a montar custosas expedições militares. Nos nossos tempos, o governo americano prepara-se para erigir uma muralha na sua fronteira com o México, para se proteger da invasão dos bárbaros mexicanos que pulam a fronteira para vir pilhar trabalhos vergonhosamente mal pagos como imigrantes ilegais. Estas notícias, e a sua razão de ser - as profundas e injustas disparidades económicas - restauram a fé na desumanidade da humanidade.

The Times | Storm after cleric calls unveiled women "meat" As declarações de um clérigo muçulmano sobre a indecência das mulheres australianas andam a deixar a Austrália ao rubro com a sua comunidade muçulmana. Palavras pouco felizes que só deitam mais achas na fogueira daqueles que acreditam que vivemos em tempos de choque de civilizações.

TIME | Too much of a good thing A França, adega do mundo com a maior produção e consumo de vinho mundial, vê-se a braços com uma crise económica no sector vitivinícola. As grandes marcas continuam a vender-se ao preço do diamante, mas o vinho corrente enche os toneis dos produtores. A concorrência dos novos produtores de vinho - a Califórnia, a África do Sul, o Chile e a Austrália inundou o mercado mundial de tanto vinho que a procura é vastamente inferior à oferta.