terça-feira, 24 de outubro de 2006

Leituras

TIME | Shaking the foundations Se a China é a meca da produção, a Índia é o gigante económico adormecido. Se a China é o paraíso da mão de obra barata, a Índia é a sede de empresas multinacionais à escala mundial - exemplo da Mittal Steel, ou da Tata, mega-corporação que está a tentar adquirir a europeia Corus (uma das maiores produtoras mundiais de aço) mas cujos investimentos diversificados incluem a informática, o turismo, a indústria automóvel e... o chá - a britânica Tetley é detida pelo grupo indiano.

Guardian | Moving images Os amantes do cinema percebem isto: as imagens nos ecrãs têm uma linguagem própria, com uma gramática complexa que se sobrepõe ao sacrossanto texto. A montagem permite novas ideias, permite manipular o pensamento e monopolizar a atenção. Qual serão então as consequências da nossa cultura mediática, que invade o espaço cultural com imagens em movimento apreciadas por uma imensa maioria de iletrados na gramática das imagens em movimento?

New York Times | The internet black hole Se um país inteiro vive uma perigosa fantasia, numa teia de mentiras que oprime todo um povo, a internet é um perigo letal.